terça-feira, 21 de setembro de 2010

Máscaras



"Todo corpo é uma máscara" - Donato Sartori


Anotações sobre a Palestra de Donato Sartori no CCBB promovida pelo Grupo Moitará

• Metade do século XVI – início da Commedia Dell Arte. Se contrapões ao teatro anterior religioso. Dura dois séculos e meio e termina com o teatro de Goldoni.
• 1947 – renasce a máscara nas universidades italianas.
• As máscaras da Commedia Dell Arte, nos anos 70, tinham que mudar para máscaras políticas, ser contemporâneas. Deveriam seguir seu tempo, deixar o lugar do rosto para se expandir, se dilatar.
• Antes do Teatro Grego existia o rito
• Oxila – disco de mármore, pedra, metal, que substituía o rosto das vítimas sacrificadas, sobretudo mulheres e jovens que eram sacrificados. Como o movimento cultural a oxila substitui as pessoas. A oxila ficava em cima de um pedestale ficava oscilando com o vento. Em algum momento um sacerdote pega a máscara e veste.
• A voz do ator sai dos espaços que tem entre o rosto e a máscara. As máscaras não chegaram a nós por causa do material feito: folhas coladas com resina (feita com fezes de vaca)
• Amleto Sartori pesquisou máscaras gregas. Elaborou algumas de couro, mas que não “reverberavam”. Eram meias máscaras.
• Máscaras megafônicas – Sartori achava que elas amplificavam a voz e as experimentou nos teatros gregos. Experimentou a máscara megafônica, a meia máscara e o ato sem máscara, e o resultado era o mesmo. As megafônicas, ele prefere chamar de vibrafônicas.
• O movimento com a máscara parece que muda a sua expressão.
• A máscara romana é cópia da grega. Também traz o rito.
• A máscara nórdica traz novidades. Máscara de guerra. Cabeças de animais, cães, ursos...
• No segundo período medieval, a Igreja cuidava e exterminava a cultura. O teatro não era profissional porque não era permitido. E os atores eram do povo e representavam eles mesmos. Quem quisesse fazer alguns papéis tinha que pagar. A Igreja volta a usar máscaras e cria máscaras diabólicas e as do paraíso.
• O povo, apesar da Igreja, continuava a usar máscaras, de animais subterrâneos.
• Elechin – cavaleiro, rei do inferno, que cavalgava no céu com os mortos na época do solstício. Daqui veio a crença do purgatório.
• Renascimento – o teatro começa com a Commedia Dell Arte. Começa a profissionalização. Substitui o teatro religioso.
• Arlequim é um dos últimos personagens a ser criado na Commedia Dell Arte.
• Martineli (ator) vai à França e volta a Itália com o personagem.
• No “Inferno” de Dante – 1300 – o maior diabo chama-se Alechin
• Arlequim não é italiano, ainda que tenha sido tomado por um ator italiano.

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